Concurso Velux Internacional | 2012
Pinwheels/ Catavento
O projeto Catavento tem seu ponto de partida no próprio objeto do qual surgiu seu nome. A edificação tem sua implantação em uma lagoa existente na cidade e o objetivo era fazer com que o projeto aproveitasse do local para maior conforto térmico no seu interior.
O projeto é um complexo cultural constituído por duas galerias de arte, um teatro e por uma área convivência central. Todos estes ambientes propões formas de iluminação natural em combinação com o conforto térmico, já que a região tem temperaturas elevadas durante boa parte do ano.
O edifício, a leveza, o movimento e a paisagem que não termina quando se está dentro do Catavento! Estes são os atenuantes dessa obra que trazem consigo uma vontade de expressar, em tons e traços, alguns aspectos da cultura local; exemplos de conforto térmico, acústico e de iluminação no interior da obra trabalhados de modo sustentável; a arquitetura como forma de comunicação e arte; e, ainda, o desejo de se agregar a obra à linha do horizonte da paisagem em que se escolheu trabalhar.
O projeto foi produzido pelos até então, estudantes de Arquitetura e Urbanismo Lucas Cavalcante, Lucas Menezes, Letícia Borém, Maria Cecília Nogueira e Ana Cecília Marques, sob a supervisão do professor e arquiteto e urbanista Antônio Augusto Moura.



